O FILME
Depois de dois anos de andanças coletando imagens e entrevistas no Brasil, Argentina, Bolívia e Chile, o pesquisador e escritor Maurício Miguel decide montar um filme com os arquivos documentados, mostrando, assim, através de uma estética simples e objetiva, um recorte etnográfico dessas nações vizinhas, conectadas politica e historicamente.
Identificando a potência cultural e simbólica do projeto, num momento político e social de contradições em toda a América Latina, a distribuidora espanhola City Blues Filme, fundada pelo cineasta brasileiro Fernando Pazin, já tem acordo assinado para a montagem e distribuição da obra que tem estreia agendada no Brasil para Abril de 2020.
CITYBLUES FILMES
Cityblue films nasceu da necessidade de um diretor e sua produtora em distribuir, tornar conhecidos, trabalhos audiovisuais finalizados, divulgando, assim, projetos de qualidade e de árduo trabalho. A produtora e distribuidora trata com especial dedicação os curtas e longa metragens que distribui e é um meio de apoio para que diretores e produtores sigam criando.
Cityblues Filme – Conheça a distribuidora:
www.citybluefilms.com
Possuem uma larga trajetória e experiência na distribuição de curtas e longa metragens e estão presentes nos melhores festivais do mercado como Cannes, Clermont Ferrand e Berlinale, entre outros.
COMO SURGIU O FILME?
Observando a potência das imagens feitas, carregadas de significância acerca da complexidade latino americana, surge a vontade de fazer com que essa compilação ganhe um recorte que possa ser compartilhado com mais pessoas. A partir da história política e cultural é possível resgatar a memória e fazer emergir algumas questões sobre estas quatro nações.
É importante destacar que a história une o continente americano desde a pré-colônia, passando ainda pelo processo de colonização do Chile, Argentina, Bolívia e Brasil (Espanha e Portugal). Nações unidas por momentos históricos e, em especial, dentro do sistema político de governo.
Quatro países marcados politicamente por estratégias ideológicas estabelecidas pela polarização da Guerra Fria, pela ditadura militar e pela violação aos direitos humanos. O Espelho das Nações surge também da vontade de mostrar essa ligação política histórica e as consequências cotidianas, nas ruas, dos confrontos ideológicos e da luta pelo poder entre direita e esquerda.
Paises Visitados
ARGENTINA
Torna-se independente após a revolução de 1810 e é declarada como república em 1816, Conhecida mundialmente como a Europa da América do Sul, tem o índice mais alto de imigrantes europeus. Quando falamos da Argentina precisamos falar também de seus ídolos Carlos Gardel, Diego Armando Maradona, o Papa Argentino, Borges e Leonel Messi.
Os argentinos são extremamente orgulhosos de suas figuras públicas e também do seu futebol. Neste assunto, Maradona é sempre o melhor e Messi vem logo em seguida. Um bom passeio na argentina é mesmo de táxi. Os taxistas são muito cultos e conversam sobre todo tipo de assunto. Através deles você conhece também um pouco do país.
BOLIVIA
Situado no centro da América do Sul, é o país que mais tem povos originários e é uma referência mundial na proteção a essa população. A Bolívia possui uma notória biodiversidade, além de uma rica variedade cultural e geográfica.
A gastronomia do país também está bastante ligada aos seus povos originários. Sâo mais de 1500 tipos de batatas e tubérculos, gerando um sabor único na cozinha boliviana. Os bolivianos também são conhecidos pelo apego a sabores picantes e têm como dieta principal o arroz, a batata e o frango.
BRASIL
Um país grande em extensão geográfica e também de enorme diversidade cultural. Falar do Brasil não é fácil, já que existem muitos Brasis espelhados por cada região. Os brasileiros têm uma grande paixão pelo futebol e vêm na sua cultura uma ferramenta
de luta social.
É um país de desigualdades sociais, marcado por diferentes paisagens - desde belezas naturais reconhecidas mundialmente à cenários de miséria. O povo brasileiro, porém, é também conhecido pelo bom humor e pela forma intensa em viver suas manifestações culturais.
CHILE
O Chile de hoje é conhecido por sua grandiosa
Cordilheira dos Andes e por possuir uma grande
diversidade geográfica e climática. Os vinhedos do
país também chamam bastante atenção e fazem
parte da rota turística.
A economia chilena é uma das melhores da
América Latina, mas em tema de saúde, calcula-se
cerca de um médico para cada 1.000 cidadãos.
Conhecer o Chile é uma experiência memorável, as
cidades são extremamente limpas e seu povo tem
um grande amor pela pátria.
PORQUE APOIAR ESTA IDEIA?
Mesmo com inúmeras discussões acadêmicas sobre o que é a América Latina, os questionamentos acerca dessa região seguem, no século XXI, ainda mais complexas. É difícil definir esse conceito-identidade, por existir uma teia muito complexa em volta das religiões, das culturas, línguas e dos tipos de colonização dos países ditos latino americanos. Mas a história política da Argentina, Bolívia, Chile e Brasil revela muito em comum. O Espelho das Nações pretende, através de suas imagens, trazer às vistas essa complexa teia e suas intersecções.
Passeando por feiras, mercados, restaurantes populares, calçadas ocupadas por artistas, músicos, ruas tomadas por jovens e adultos em um clamor pela mudança política e mais atenção social, o filme acaba revelando as semelhanças destes países, mostrando o quanto é preciso olhar para suas histórias para que se possa aprender com elas.
ASSUNTOS RETRATADOS
ECONOMIA
SOCIAL
POLÍTICO
CULTURAL
ESPORTE
VEJA ALGUMAS CENAS DO FILME
COLABORAÇÃO INDIVIDUAL
Diamante
Pessoa Física - CPF-
Link do Filme (Baixar)
-
Arte da Capa
-
Pen-Drive
-
Camiseta
PARA EMPRESAS
Bronze
Pessoa Jurídica - CNPJ-
Créditos no Filme
Prata
Pessoa Jurídica - CNPJ-
Créditos no Filme
-
Evento de Lançamento
Ouro
Pessoa Jurídica - CNPJ-
Créditos no Filme
-
Evento de Lançamento
-
Logo no Filme
Diamante
Pessoa Jurídica - CNPJ-
Créditos no Filme
-
Evento de Lançamento
-
Logo no Filme
-
Impulsionamento nas redes sociais do Bem pro Social